atelier mob
Arquitetura, cidade e território
Plataforma multidisciplinar de desenvolvimento de ideias, investigação e projectos nas áreas da arquitectura, cidade e território. A sociedade por quotas foi constituída em 2005, em Lisboa, como consequência de vários trabalhos realizados em conjunto pelos seus sócios fundadores. Actualmente, a sociedade é constituída por dois sócios, Andreia Salavessa e Tiago Mota Saraiva, e uma equipa de cerca de uma dezena de profissionais qualificados associando-se, sempre que necessário, a outras entidades e técnicos de modo a enriquecer e alargar o espectro multidisciplinar dos seus serviços.
Pão a pão
Associação Pão a Pão
A Associação Pão a Pão, com a consultoria da Blindesign, desenvolveu o projecto sem fins lucrativos Mezze, assente na formação e empregabilidade de refugiados do Médio Oriente para a reconstrução das suas vidas no país de acolhimento.
O MEZZE é um modelo de integração pioneiro em Portugal: um restaurante composto quase integralmente por refugiados, onde se produzirá pão árabe e vários dos pratos que o acompanham.
Como forma de quebrar barreiras sociais e culturais serão igualmente produzidos workshops de gastronomia, música e dança para que o Mezze se torne um local de encontro entre os refugiados, a população local, os imigrantes e os turistas.
Colectivo warehouse
Colectivo de arquitectura e arte
O Warehouse é um colectivo de arquitectura e arte fundado em 2013. Na procura do que é a arquitectura actual e o papel do arquitecto contemporâneo, o Warehouse fundamenta a sua praxis arquitectónica através do desenho, experimentação, processos de mediação, participação cívica, colaboração e intervenção prática.
O Warehouse desenvolve projectos de arquitectura participativa de âmbito cultural e social. O desenho e a construção de processos participativos conduzem a resultados com maior impacto no panorama urbano emergente. Os projectos do Warehouse procuram contribuir para a construção colectiva e responsável do espaço público e privado. O Warehouse desenvolve projectos em colaboração pois acredita que, através da co-criação e multidisciplinaridade, é possível alcançar melhores resultados.